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Habilitação Náutica Arrais Amador – Material de navegação e segurança para embarcações

No curso para Habilitação Náutica Arrais Amador tem a finalidade e o propósito de preparar o Marinheiro comprometido com à segurança da navegação.

Portanto antes de mais nada com a salvaguarda da vida humana e prevenção de poluição hídrica, assumindo assim à responsabilidade de disponibilizar na embarcação os materiais de salvamento e segurança portanto compatíveis com a área de navegação e número de pessoas a bordo.

De acordo com a Norma da Autoridade Marítima (NORMAM-03) às embarcações nacionais, em função de seu comprimento e área de navegação, deverão ter os equipamentos de salvatagem e de segurança.

Bem como tais equipamentos devem ser homologados pela Marinha do Brasil, assim mediante expedição de Certificado, devendo estar em bom estado de conservação e dentro dos prazos  conformes de validade ou de revisão, quando aplicável.

Salvo no Catálogo de Material Homologado disponível na página da DPC na INTERNET/INTRANET pode-se encontrar à relação de todos os equipamentos de salvamentos homologados e assim seus fabricantes, das estações de manutenção autorizadas, contudo indicando os fabricantes pelos quais foram credenciados para a realização de serviços de manutenção, bem como os endereços, telefones e fax para contato.

Este conteúdo faz parte do Curso de Habilitação Náutica Arrais Amador.

BÚSSOLA

Entretanto é um instrumento fundamental para à navegação. A agulha magnética indica a direção em que à embarcação está se deslocando (com exceção das embarcações miúdas).

Bússola

Bússola

 

RÁDIO VHF

Certamente o rádio VHF pode ser fixo ou portátil e estão destinados ao chamado de busca e de salvamento, bem como também chamar as marinas, a Marinha e para comunicação com outras embarcações.

Portanto o canal utilizado é o 16 para escuta permanente e de chamada de socorro, portanto, no caso de uma chamada de socorro em que não houver uma resposta da Marinha.

A embarcação no alcance de aproximadamente 20 milhas náuticas deverá estabelecer comunicação com os Órgãos competentes.

Rádio VHF

Rádio VHF

 

EXTINTORES

Assim as embarcações deverão possuir extintor tipo B-1 próximo ao motor e sua quantidade depende do comprimento (as embarcações miúdas estão dispensadas).

Extintor

Extintor

COLETES SALVA-VIDAS

Sobretudo a quantidade de coletes deverá ser, pelo menos, igualmente ao número total de pessoas a bordo, primordialmente devendo haver 10 % (dez por cento) de coletes de tamanho pequeno para as crianças, certamente observadas as seguintes Classes:

EMBARCAÇÕES:

Oceânica – deverão dispor de coletes salva-vidas Classe I (SOLAS);

Costeira – deverão dispor de coletes salva-vidas Classe II;

Interior – As embarcações de médio porte deverão dispor de coletes salva-vidas classes III ou V e as de grande porte ou iates de coletes salva-vidas classe III;

Miúdas – Portanto deverão dispor de coletes salva-vidas classes III ou V. Os coletes salva-vidas deverão ser guardados de modo a serem prontamente acessíveis e sua localização deverá ser claramente indicada.

BOIAS SALVA VIDAS

EMBARCAÇÕES:

Miúdas – estão dispensadas de dotar boias salva-vidas; Embarcações de médio porte – e com menos de 12 metros de comprimento, deverão dotar (1) uma boia salva-vidas do tipo circular ou ferradura.

Médio porte, grande porte, ou Iates – deverão dotar (2) duas boias salva-vidas do tipo circular ou ferradura.

Suportes das Boias Salva-Vidas – Bem como as boias não devem ficar presas permanentemente à embarcação, devem ficar suspensas em suportes fixos com cabo de pelo menos 20 metros, cuja ponta não deve estar amarrado à embarcação.

Dispositivo de Iluminação Automática – é obrigatória a adoção de dispositivo de iluminação automática bem como associado a cada boia salva-vidas, com exceção das embarcações empregadas na navegação interior, que estão dispensadas de dotar esse dispositivo.

Retinida – pelo menos uma das boias salva-vidas deve estar guarnecida com uma retinida flutuante.

 

EAD para Habilitação Náutica - Escola Náutica Sampaio - boia circular classe 3

Boia circular classe 3

 

SINALIZADORES PIROTÉCNICOS

Assim sendo dispositivos que se destinam a indicar que uma embarcação ou pessoa se encontra em perigo (sinais de socorro), ou que foi entendido o sinal de socorro emitido (sinais de salvamento). Dessa forma podem ser utilizados tanto de dia como à noite.

Sinais de Socorro

Destinam-se a indicar que uma embarcação ou pessoa encontra-se em perigo. Os sinais de socorro são dos seguintes tipos:

1. Foguete manual estrela vermelha com paraquedas – o foguete manual estrela vermelha com paraquedas é o dispositivo de acionamento manual que assim que atingir 300m de altura, ejeta um paraquedas com uma luz vermelha com intensidade de 30.000 candelas por 40 segundos.

É igualmente utilizado em navios e embarcações de sobrevivência para fazer sinal de socorro visível a grande distância.

2. Facho manual luz vermelha – o facho manual luz vermelha é o dispositivo de acionamento manual que emite luz vermelha com intensidade de 15.000 candelas por  60 segundos.

Portanto é  utilizado em embarcações de sobrevivência para indicar sua posição à noite, vetorando o navio ou aeronave para a sua posição.

3. Sinal de perigo diurno/noturno – o sinal de perigo diurno/noturno é o dispositivo de acionamento manual que bem como, por um dos lados, emite uma luz vermelha com intensidade de 15.000 candelas por 20 segundos, e pelo outro, fumaça laranja por igual período.

É utilizado nas embarcações para indicar sua posição exata, de dia ou à noite.

4. Sinal fumígeno flutuante laranja – o sinal fumígeno flutuante laranja é o dispositivo de acionamento manual que emite fumaça por 3 ou 15 minutos para indicar assim durante o dia, a posição de uma embarcação de sobrevivência, ou a de uma pessoa que tenha caído na água.

Sinais de Salvamento – destinam-se às comunicações em fainas de salvamento e caracterizam-se por sinais manuais com estrela nas cores vermelha, verde ou branca.

QUANTIDADE DE ARTEFATOS PIROTÉCNICOS

Bem como as embarcações de esporte e/ou recreio deverão ter na embarcação artefatos pirotécnicos, obedecidas as seguintes condições:

NAVEGAÇÕES:

Costeira – Ou seja dois foguetes manuais de estrela vermelha com paraquedas, dois fachos manuais luz vermelha e dois sinais fumígenos flutuantes laranja.

Oceânica – Assim sendo quatro foguetes manuais de estrela vermelha com paraquedas, quatro fachos manuais luz vermelha e quatro sinais fumígenos flutuantes laranja.

Interior – Bem como apenas as embarcações de grande porte, um facho manual luz vermelha.

EAD para Habilitação Náutica - Escola Náutica Sampaio - Sinalizadores Pirotécnicos

Sinalizadores Pirotécnicos

Arrais amador, Mestre ou Capitão

Na escola de Ensino EAD para Habilitação Náutica Sampaio você pode estudar e aprender todo conteúdo online de forma fácil, prática e de onde estiver!

Sabemos, que umas das principais dificuldades dos alunos para tirar a habilitação Náutica para Arrais, Mestre ou Capitão é encontrar e acessar os conhecimentos náuticos.

Dessa forma nós cuidamos de tudo para você nas aulas ampliará seus saberes para uma boa navegação e terá uma ótima experiência conquistando sua liberdade.

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Escola de Ensino EAD para Habilitação Náutica Sampaio – Florianópolis – Habilitação Náutica Arrais Amador

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