Blog Náutico

Você está aqui:

Sinais Cardinais

São aqueles empregados para indicar ao navegante o quadrante da rosa dos ventos que possui águas seguras – norte (N), leste (E), sul (S) ou oeste (W)-, limitado respectivamente pelas marcações verdadeiras NW e NE, NE & SE, SE e SW, e SW e NW, tomadas a partir da posição do sinal.


a) O sinal cardinal recebe sua denominação de acordo com o quadrante recomendado para a navegação; e 

b) o sinal cardinal obrigatoriamente será dotado de marca de tope.


SINAL CARDINAL NORTE:


Cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de preto na metade superior e de amarela na metade inferior, e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, ambos com os vértices voltados para cima… O sinal cardinal norte luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com lampejos rápidos ou muito rápidos. 


O SINAL CARDINAL LESTE:


Cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de preto com uma faixa larga horizontal amarela no meio e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com o vértice voltado para cima e o inferior com o vértice voltado para baixo. O sinal cardinal leste luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca.com grupo de 3(três) lampejos muito rápidos a cada 5 (cinco) segundos ou rápidos a cada 10 (dez) segundos.


SINAL CARDINAL SUL:


Cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de amarelo na metade superior e de preto na metade inferior e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, ambos com os vértices voltados para baixo. O sinal cardinal sul luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com grupo de 6 (seis) emissões rápidas seguidas de 1 (um) lampejo longo, a cada de 15 (quinze) segundos, ou com grupo de 6 (seis) emissões muito rápidas seguidas de 1 (um) lampejo longo, a cada 10 (dez) segundos, sendo que:


a) a duração do eclipse anterior ao lampejo longo deve ser igual à duração dos eclipses entre as luzes rápidas ou muito rápidas; e

b) a duração do lampejo longo não deve ser maior que a duração do eclipse seguinte.


SINAL CARDINAL OESTE:


Cego ou luminoso, apresenta sua estrutura pintada de amarelo com uma faixa larga horizontal preta no meio e deve exibir, como marca de tope, 2 (dois) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com o vértice voltado para baixo e o inferior com o vértice voltado para cima. O sinal cardinal oeste luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com grupo de 9 (nove) emissões rápidas, a cada 15 (quinze) segundos, ou grupo de 9 (nove) emissões muito rápidas a cada 10 (dez) segundos.

Compartilhe:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Links da Escola Náutica Sampaio: