Blog Náutico

Você está aqui:

Navegação segura: A Marinha do Brasil trabalhando para conscientizar condutores e passageiros

A segurança da navegação depende de uma corrente com elos fortes – marinha, entidades náuticas, condutores e passageiros.

A Marinha do Brasil está empenhada em aprimorar suas ações de fiscalização e educação, tanto nos rios navegáveis como nas áreas litorâneas do país. Por meio das Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências subordinadas, a Marinha cumpre sua missão como Autoridade Marítima, com o objetivo de conscientizar os condutores e passageiros sobre as melhores práticas para uma navegação segura.

Para atingir esse objetivo grandioso, a Marinha do Brasil convidou as prestigiosas Entidades Náuticas, como a Escola Náutica Sampaio e diversas Marinas, a contribuírem e fortalecerem ainda mais essa corrente de segurança na navegação. Antes de cada saída para navegação, esses estabelecimentos náuticos atuam no sentido de orientar os condutores sobre os equipamentos de segurança e salvatagem indispensáveis, assim como a documentação obrigatória.

Essa documentação inclui o Documento de Inscrição da Embarcação (TIE), a Habilitação Náutica do condutor e o preenchimento do Aviso de Saída, ou a utilização prática e inovadora do aplicativo NAVSEG.

A Marinha recomenda que os passageiros estejam atentos a algumas informações importantes durante a navegação. Em primeiro lugar, é essencial respeitar o limite de passageiros estabelecido para cada embarcação, garantindo assim uma navegação segura.

Além disso, é crucial ter cuidado na distribuição do peso a bordo, evitando concentrar todos os passageiros em um só lado da embarcação, o que poderia ocasionar um risco de virada.

É indispensável que cada passageiro tenha acesso a um colete salva-vidas na embarcação, em um local de fácil alcance. É preciso prestar atenção às informações de segurança fornecidas pelo condutor, assim como às orientações sobre o uso do colete salva-vidas no início da navegação.

A conscientização sobre preservação ambiental é fundamental. Portanto, é imprescindível que nunca se jogue lixo nos mares, rios e lagos. É necessário que cada um faça a sua parte e coloque o lixo na lixeira da embarcação, para que seja descartado de forma adequada nas Marinas ou estabelecimentos náuticos.

Caso algum passageiro identifique uma embarcação que não esteja cumprindo as normas de segurança estabelecidas pela Marinha, é importante denunciar. Basta entrar em contato com a Capitania mais próxima para relatar a situação.

Vamos unir nossos esforços e tornar os elos dessa corrente ainda mais fortes, garantindo assim uma navegação segura para todos! A Marinha do Brasil agradece a colaboração de todos os envolvidos, especialmente das prestigiadas entidades náuticas como a Escola Náutica Sampaio, que contribuem para a construção de um ambiente marítimo mais seguro.

Links da Escola Náutica Sampaio: