Capitão Amador (CPA)

HABILITAÇÃO DE CAPITÃO AMADOR

A promoção para a categoria de Capitão requer o domínio de novas habilidade.

A Escola Náutica Sampaio, localizada em Florianópolis, oferece cursos de habilitação náutica para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de navegação. Um dos cursos disponíveis é o de Capitão Amador, destinado a navegadores que buscam experiências em águas mais profundas, sem limite de distância.

Essa categoria requer conhecimentos diferenciados, que, somados ao nível de Mestre Amador (CPA), fornecem as habilidades necessárias para a navegação em mar aberto. O curso aborda temas específicos relacionados à navegação em águas abertas e oferece a oportunidade de alcançar a mais alta categoria para navegadores amadores.

Para ser promovido à categoria de Capitão, o navegador precisará dominar diversas habilidades, como a compreensão da simbologia e abreviaturas utilizadas em cartas náuticas brasileiras, a capacidade de realizar navegação estimada e costeira, o conhecimento do funcionamento dos instrumentos náuticos, como agulhas magnéticas e giroscópicas, odômetro e ecobatímetro.

Além disso, o curso abrange tópicos como estabilidade, operação de sistemas de navegação por satélite, maré, cartas náuticas, publicações de auxílio à navegação, sistema de balizamento marítimo, meteorologia e noções de sobrevivência no mar.

A Escola Náutica Sampaio, reconhecida pela sua excelência e tradição, proporciona aos alunos uma formação sólida em habilitação náutica, capacitando-os para enfrentar os desafios da navegação em mar aberto e se tornarem competentes Capitães Amadores. Se você está interessado em expandir seus horizontes como navegador, não hesite em se matricular em um dos cursos oferecidos pela Escola Náutica Sampaio em Florianópolis. Para isso, você precisa ter 18 anos, CNH ou RG, atestado médico,  endereço e possuir a carteira de habilitação de Mestre Amador.

Curso, Procedimento e Exame

Detalhes de cada etapa até a sua promoção para Capitão Amador (CPA)

As Capitanias, Delegacias e Agências divulgarão o período de inscrições. Em princípio, as inscrições serão feitas em todas essas Organizações Militares nos meses de fevereiro e junho para exames a serem realizados, respectivamente, nos meses de abril e agosto do mesmo ano, que podem ser alterados de acordo com a necessidade da Autoridade Marítima.

O exame consta de uma prova escrita contendo 40 questões, com a duração máxima de quatro horas. A prova possui valor máximo de 10,0 pontos e será considerado aprovado o candidato que alcançar pelo menos cinco (5,0) pontos.
O candidato deverá portar os seguintes documentos/materiais para a realização/execução da prova: o protocolo da inscrição; o documento oficial de identificação; o material de desenho (lápis preto ou lapiseira, régua paralela e/ou um par de esquadros, compasso e borracha para desenho); e a caneta esferográfica azul ou preta.

• Agendamento eletrônico para o atendimento na Capitania mais próxima da sua residência;
  • Apresentação de documentos para inscrição e agendamento do exame de habilitação de amador para Capitão Amador;
  • Realização do exame escrito/eletrônico na Capitania e, se aprovado, captura a foto da CHA;
  • Caso aprovado, a emissão da CHA digital e sua disponibilização no aplicativo “gov.br”.

ÁREA 1: Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

ÁREA 2: Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas.

Instrutor Capitão Amador

Comandante Américo - Há 10 anos treinando novos capitães amadores.

O Comandante José Américo Ferreira, um profissional altamente qualificado, possui formação em Ciências Navais pela renomada Escola Naval do Rio de Janeiro. Durante sua carreira na Marinha, ele alcançou o posto de Oficial Superior, desempenhando um papel crucial em diversas atividades relacionadas à navegação marítima.

Entre suas experiências notáveis, destaca-se sua atuação como Oficial de Manobras do Rebocador de Alto Mar “Almirante Guillobel” (R-25), como Imediato do Contratorpedeiro “Alagoas” da Classe “Allen M. Summer” (D-36) e como Comandante do Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz” (U-18).

Atualmente, o Comandante Américo está na reserva da Marinha e concentra-se em compartilhar sua expertise como instrutor em cursos de Mestre Amador e Capitão Amador. Ele desempenha essa função no renomado Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e na prestigiosa Escola Náutica Sampaio, ambos localizados em Florianópolis. Além disso, ele ministra aulas nas reconhecidas instituições Quality Escola Náutica e Escola Náutica Brasília, ambas situadas na bela cidade de Brasília. O Comandante Américo também é professor na renomada Escola Náutica Aprendendo a Navegar, localizada na encantadora cidade de Balneário Camboriú.

Sua vasta experiência e conhecimentos teóricos e práticos são tão reconhecidos que ele também é responsável por coordenar os mesmos cursos em instalações da SOAMAR – Sociedade Amigos da Marinha de Santa Catarina, em Florianópolis, e no Rotary Clube Florianópolis – Estreito.