Arrais Amador (ARA)

HABILITAÇÃO DE ARRAIS AMADOR

Qualidade, Transparência e Profissionalismo em Florianópolis

A Escola Náutica Sampaio oferece uma oportunidade única para os entusiastas náuticos que desejam aprimorar suas habilidades e obter a habilitação necessária para conduzir embarcações de Esporte e Recreio. Com nosso renomado Curso de Formação para Arrais Amador (ARA), você estará preparado para enfrentar as atividades esportivas ou desfrutar momentos de lazer com segurança.

Com a nossa metodologia de ensino excepcional, você receberá instrução direta do renomado Capitão Amador Sampaio, que possui incríveis 30 anos de experiência na Marinha do Brasil. Através de provas realizadas em parceria com a Capitania dos Portos de Santa Catarina, você obterá a tão almejada Carteira de Habilitação de Amador (CHA). Para isso, você precisa ter 18 anos, CNH ou RG, atestado médico e endereço.

PLano de Treinamento

Como tirar sua habilitação de ARRAIS AMADOR (ARA)

Composto por uma parte teórica e prática, o treinamento tem duração de 6 horas no total, sendo 2 horas destinadas à parte teórica e 4 horas à parte prática. A parte teórica é ministrada obrigatoriamente no ambiente de emprego da embarcação, que pode estar atracada, fundeada, no berço ou em movimento. Nesse momento, os alunos utilizam os equipamentos, acessórios, materiais de salvatagem e publicações como recursos instrucionais.

Já a parte prática acontece em uma embarcação em movimento e é conduzida por instrutores qualificados, de acordo com as normas da NORMAM-211. O objetivo desse treinamento é proporcionar ao aluno a habilidade de conduzir a embarcação com segurança, bem como familiarizá-lo com as embarcações de esporte e recreio.

Ao final do treinamento, a Escola Náutica Sampaio, devidamente credenciada, emitirá um Atestado de Treinamento Náutico para Arrais Amador. Esse documento é obrigatório para a inscrição na prova da Marinha, possibilitando ao aluno a obtenção da Habilitação Náutica na categoria de Arrais Amador.

Curso, Procedimento e Exame

Detalhes de cada etapa até a sua habilitação Arrais Amador (ARA)
  • Aulas teóricas – 6h
  • Apostila em pdf
  • Simulados com respostas
  • Aulas práticas na lancha – 4h ministrada por instrutor credenciado na Marinha.
  • Realizar treinamento náutico em Escola credenciada pela Marinha;
  • Agendamento eletrônico para o atendimento na Capitania mais próxima da sua residência;
  • Apresentação de documentos para inscrição e agendamento do exame de habilitação de Arrais Amador;
  • Realização do exame escrito/eletrônico na Capitania e, se aprovado, captura a foto da CHA;
  • Caso aprovado, a emissão da CHA digital e sua disponibilização no aplicativo “gov.br”.
O exame consta de uma prova eletrônica ou escrita contendo 40 questões, com a duração máxima de duas horas. A prova possui valor máximo de 10,0 pontos, e será considerado aprovado o candidato que alcançar pelo menos cinco (5,0) pontos na prova. O candidato deverá portar os seguintes documentos para a realização da prova: o protocolo da inscrição; o documento oficial de identificação; e uma caneta esferográfica azul ou preta.