Mestre Amador (MSA)

Você está aqui:

HABILITAÇÃO DE MESTRE AMADOR

A promoção para a categoria de Mestre requer o domínio de diversas habilidade.

A Escola Náutica Sampaio, localizada em Florianópolis, é uma instituição reconhecida por oferecer cursos de habilitação náutica para aqueles que desejam elevar seu nível de conhecimento e experiência na área. Um dos cursos oferecidos é o de Mestre Amador, destinado a navegadores que desejam explorar águas mais profundas e distantes, até 20 milhas náuticas da linha base.

Para se tornar um Mestre Amador, é necessário possuir conhecimentos diferenciados, que, somados aos já adquiridos na categoria de Arrais, visam capacitar o indivíduo a realizar navegação em mar aberto. A promoção para a categoria de Mestre requer o domínio de diversas habilidades, tais como a interpretação de simbologia e abreviaturas utilizadas nas cartas náuticas brasileiras, a capacidade de realizar navegação estimada e costeira, a utilização de instrumentos náuticos como agulhas magnéticas e giroscópicas, odômetros e ecobatímetros, além do conhecimento de estabilidade operacional.

Os futuros Mestres Amadores também são capacitados no funcionamento dos sistemas de navegação via satélite, como o GPS e o DGPS, assim como no entendimento de conceitos importantes como maré, cartas náuticas, publicações de auxílio à navegação, sistema de balizamento marítimo da IALA região “B” e noções básicas de meteorologia.

Ao longo do curso, os alunos também são treinados em problemas específicos de navegação costeira e estimada, bem como recebem noções essenciais de sobrevivência no mar. Todas as nossas aulas são presenciais.

A Escola Náutica Sampaio, em Florinapólis, oferece um ambiente profissional e especializado para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área da habilitação náutica. O curso de Mestre Amador proporciona aos seus participantes uma formação sólida e completa, essencial para quem deseja se aventurar em águas mais desafiadoras. Não perca a oportunidade de adquirir uma habilitação náutica de excelência com a Escola Náutica Sampaio. Para isso, você precisa ter 18 anos, CNH ou RG, atestado médico,  endereço e possuir a carteira de habilitação de Arrais Amador.

Curso, Procedimento e Exame

Detalhes de cada etapa até a sua promoção para Mestre Amador (MSA)

Os exames para a categoria de Mestre-Amador serão programados pelas Capitanias, Delegacias ou Agências. O exame constará de uma prova eletrônica ou escrita contendo 40 questões de múltipla escolha, sendo quatro com utilização de carta náutica, com a duração máxima de três horas.

A prova possui valor máximo de 10,0 pontos e será considerado aprovado o candidato que alcançar pelo menos cinco 5,0 pontos na prova. O candidato deverá portar os seguintes documentos/materiais para a realização da prova: o protocolo da inscrição; o documento oficial de identificação; a caneta esferográfica azul ou preta; e o material de desenho (lápis ou lapiseira, régua, um par de esquadros ou régua paralelas, transferidor, compasso e borracha).

• Agendamento eletrônico para o atendimento na Capitania mais próxima da sua residência;
  • Apresentação de documentos para inscrição e agendamento do exame de habilitação de amador para Mestre Amador;
  • Realização do exame escrito/eletrônico na Capitania e, se aprovado, captura a foto da CHA;
  • Caso aprovado, a emissão da CHA digital e sua disponibilização no aplicativo “gov.br”.

Seja para empreender uma viagem ou simplesmente para realizar um passeio conduzindo uma embarcação, é fundamental que sejam observadas as normas de segurança e que se faça um planejamento de forma a identificar os recursos necessários para atender às eventuais necessidades que surjam durante a navegação.