No curso para Habilitação Náutica Arrais Amador tem a finalidade e o propósito de preparar o Marinheiro comprometido com à segurança da navegação.
Portanto antes de mais nada com a salvaguarda da vida humana e prevenção de poluição hídrica, assumindo assim à responsabilidade de disponibilizar na embarcação os materiais de salvamento e segurança portanto compatíveis com a área de navegação e número de pessoas a bordo.
De acordo com a Norma da Autoridade Marítima (NORMAM-03) às embarcações nacionais, em função de seu comprimento e área de navegação, deverão ter os equipamentos de salvatagem e de segurança.
Bem como tais equipamentos devem ser homologados pela Marinha do Brasil, assim mediante expedição de Certificado, devendo estar em bom estado de conservação e dentro dos prazos conformes de validade ou de revisão, quando aplicável.
Salvo no Catálogo de Material Homologado disponível na página da DPC na INTERNET/INTRANET pode-se encontrar à relação de todos os equipamentos de salvamentos homologados e assim seus fabricantes, das estações de manutenção autorizadas, contudo indicando os fabricantes pelos quais foram credenciados para a realização de serviços de manutenção, bem como os endereços, telefones e fax para contato.
Este conteúdo faz parte do Curso de Habilitação Náutica Arrais Amador.
BÚSSOLA
Entretanto é um instrumento fundamental para à navegação. A agulha magnética indica a direção em que à embarcação está se deslocando (com exceção das embarcações miúdas).
RÁDIO VHF
Certamente o rádio VHF pode ser fixo ou portátil e estão destinados ao chamado de busca e de salvamento, bem como também chamar as marinas, a Marinha e para comunicação com outras embarcações.
Portanto o canal utilizado é o 16 para escuta permanente e de chamada de socorro, portanto, no caso de uma chamada de socorro em que não houver uma resposta da Marinha.
A embarcação no alcance de aproximadamente 20 milhas náuticas deverá estabelecer comunicação com os Órgãos competentes.
EXTINTORES
Assim as embarcações deverão possuir extintor tipo B-1 próximo ao motor e sua quantidade depende do comprimento (as embarcações miúdas estão dispensadas).
COLETES SALVA-VIDAS
Sobretudo a quantidade de coletes deverá ser, pelo menos, igualmente ao número total de pessoas a bordo, primordialmente devendo haver 10 % (dez por cento) de coletes de tamanho pequeno para as crianças, certamente observadas as seguintes Classes:
EMBARCAÇÕES:
Oceânica – deverão dispor de coletes salva-vidas Classe I (SOLAS);
Costeira – deverão dispor de coletes salva-vidas Classe II;
Interior – As embarcações de médio porte deverão dispor de coletes salva-vidas classes III ou V e as de grande porte ou iates de coletes salva-vidas classe III;
Miúdas – Portanto deverão dispor de coletes salva-vidas classes III ou V. Os coletes salva-vidas deverão ser guardados de modo a serem prontamente acessíveis e sua localização deverá ser claramente indicada.
BOIAS SALVA VIDAS
EMBARCAÇÕES:
Miúdas – estão dispensadas de dotar boias salva-vidas; Embarcações de médio porte – e com menos de 12 metros de comprimento, deverão dotar (1) uma boia salva-vidas do tipo circular ou ferradura.
Médio porte, grande porte, ou Iates – deverão dotar (2) duas boias salva-vidas do tipo circular ou ferradura.
Suportes das Boias Salva-Vidas – Bem como as boias não devem ficar presas permanentemente à embarcação, devem ficar suspensas em suportes fixos com cabo de pelo menos 20 metros, cuja ponta não deve estar amarrado à embarcação.
Dispositivo de Iluminação Automática – é obrigatória a adoção de dispositivo de iluminação automática bem como associado a cada boia salva-vidas, com exceção das embarcações empregadas na navegação interior, que estão dispensadas de dotar esse dispositivo.
Retinida – pelo menos uma das boias salva-vidas deve estar guarnecida com uma retinida flutuante.
SINALIZADORES PIROTÉCNICOS
Assim sendo dispositivos que se destinam a indicar que uma embarcação ou pessoa se encontra em perigo (sinais de socorro), ou que foi entendido o sinal de socorro emitido (sinais de salvamento). Dessa forma podem ser utilizados tanto de dia como à noite.
Sinais de Socorro
Destinam-se a indicar que uma embarcação ou pessoa encontra-se em perigo. Os sinais de socorro são dos seguintes tipos:
1. Foguete manual estrela vermelha com paraquedas – o foguete manual estrela vermelha com paraquedas é o dispositivo de acionamento manual que assim que atingir 300m de altura, ejeta um paraquedas com uma luz vermelha com intensidade de 30.000 candelas por 40 segundos.
É igualmente utilizado em navios e embarcações de sobrevivência para fazer sinal de socorro visível a grande distância.
2. Facho manual luz vermelha – o facho manual luz vermelha é o dispositivo de acionamento manual que emite luz vermelha com intensidade de 15.000 candelas por 60 segundos.
Portanto é utilizado em embarcações de sobrevivência para indicar sua posição à noite, vetorando o navio ou aeronave para a sua posição.
3. Sinal de perigo diurno/noturno – o sinal de perigo diurno/noturno é o dispositivo de acionamento manual que bem como, por um dos lados, emite uma luz vermelha com intensidade de 15.000 candelas por 20 segundos, e pelo outro, fumaça laranja por igual período.
É utilizado nas embarcações para indicar sua posição exata, de dia ou à noite.
4. Sinal fumígeno flutuante laranja – o sinal fumígeno flutuante laranja é o dispositivo de acionamento manual que emite fumaça por 3 ou 15 minutos para indicar assim durante o dia, a posição de uma embarcação de sobrevivência, ou a de uma pessoa que tenha caído na água.
Sinais de Salvamento – destinam-se às comunicações em fainas de salvamento e caracterizam-se por sinais manuais com estrela nas cores vermelha, verde ou branca.
QUANTIDADE DE ARTEFATOS PIROTÉCNICOS
Bem como as embarcações de esporte e/ou recreio deverão ter na embarcação artefatos pirotécnicos, obedecidas as seguintes condições:
NAVEGAÇÕES:
Costeira – Ou seja dois foguetes manuais de estrela vermelha com paraquedas, dois fachos manuais luz vermelha e dois sinais fumígenos flutuantes laranja.
Oceânica – Assim sendo quatro foguetes manuais de estrela vermelha com paraquedas, quatro fachos manuais luz vermelha e quatro sinais fumígenos flutuantes laranja.
Interior – Bem como apenas as embarcações de grande porte, um facho manual luz vermelha.
Arrais amador, Mestre ou Capitão
Na escola de Ensino EAD para Habilitação Náutica Sampaio você pode estudar e aprender todo conteúdo online de forma fácil, prática e de onde estiver!
Sabemos, que umas das principais dificuldades dos alunos para tirar a habilitação Náutica para Arrais, Mestre ou Capitão é encontrar e acessar os conhecimentos náuticos.
Dessa forma nós cuidamos de tudo para você nas aulas ampliará seus saberes para uma boa navegação e terá uma ótima experiência conquistando sua liberdade.
Se você quer fazer um curso na modalidade EAD para tirar a habilitação Náutica assista uma aula gratuita no nosso site e faça o simulado online e experimente o passo a passo que você deverá seguir para conquistar sua habilitação náutica.
Fazer a aula é muito simples: clique no botão FAÇA ESTE CURSO, cadastre seu e-mail, será logo depois direcionado para o conteúdo exigido pela Marinha.
Escola de Ensino EAD para Habilitação Náutica Sampaio – Florianópolis – Habilitação Náutica Arrais Amador