Motonauta (MTA)

HABILITAÇÃO DE MOTONAUTA

TAMBÉM CONHECIDO COMO HABILITAÇÃO PARA JET-SKI

A Escola Náutica Sampaio oferece uma oportunidade única para os entusiastas náuticos que desejam aprimorar suas habilidades e obter a habilitação necessária para conduzir embarcações de Esporte e Recreio. Com nosso renomado Curso de Formação para Motonauta (MTA), você estará preparado para enfrentar as atividades esportivas ou desfrutar momentos de lazer com segurança.

Com a nossa metodologia de ensino excepcional, você receberá instrução direta do renomado Capitão Amador Sampaio, que possui incríveis 30 anos de experiência na Marinha do Brasil. Através de provas realizadas em parceria com a Capitania dos Portos de Santa Catarina, você obterá a tão almejada Carteira de Habilitação de Motonauta (MTA). Para isso, você precisa ter 18 anos, CNH ou RG, atestado médico e endereço.

PLano de Treinamento

Como tirar sua habilitação de Motonauta (MTA)

A parte teórica do treinamento, ministrada na Escola Náutica Sampaio em Florianópolis, é essencial para que os candidatos à habilitação náutica compreendam as regras e procedimentos necessários ao uso seguro da moto aquática (MA). Durante essa parte do curso, os alunos têm a oportunidade de utilizar os equipamentos e acessórios da embarcação como recursos instrucionais, desenvolvendo assim seu conhecimento teórico de forma prática e efetiva.

Já a parte prática, ministrada pelo instrutor, ocorre com a moto aquática (MA) em movimento. Durante essa etapa, os candidatos realizam manobras e técnicas exigidas pela Marinha, com foco na segurança e de acordo com as diretrizes estabelecidas pela NORMAM-212. O instrutor supervisiona de perto cada aluno, garantindo o cumprimento adequado das regras estabelecidas pela autoridade marítima e a segurança da embarcação.

Após a conclusão do treinamento, a Escola Náutica Sampaio emite um Atestado de Treinamento Náutico para Motonauta, documento obrigatório para que o candidato possa se inscrever na prova da Marinha. Esse atestado comprova que o candidato recebeu a formação adequada e está apto a conduzir uma moto aquática com responsabilidade e segurança.

Curso, Procedimento e Exame

Detalhes de cada etapa até a sua habilitação Motonauta (MTA)
  • Aulas teóricas – 6h
  • Apostila em pdf
  • Simulados com respostas
  • Aula prática no jet ski – 1h ou até realizar as manobras com segurança ministrada por instrutor credenciado na Marinha.
  • Realizar treinamento náutico em Escola credenciada pela Marinha;
  • Agendamento eletrônico para o atendimento na Capitania mais próxima da sua residência;
  • Apresentação de documentos para inscrição e agendamento do exame de habilitação de amador para Motonauta;
  • Realização do exame escrito/eletrônico na Capitania e, se aprovado, captura a foto da CHA;
  • Caso aprovado, a emissão da CHA digital e sua disponibilização no aplicativo “gov.br”.
  •

O exame consta de uma prova eletrônica ou escrita contendo 20 questões, com a duração máxima de 1 hora e 30 minutos.. A prova possui valor máximo de 10,0 pontos, e será considerado aprovado o candidato que alcançar pelo menos cinco (5,0) pontos na prova. O candidato deverá portar os seguintes documentos para a realização da prova: o  protocolo da inscrição; o documento oficial de identificação; e uma caneta esferográfica azul ou preta.

Seja para empreender uma viagem ou simplesmente para realizar um passeio conduzindo uma embarcação, é fundamental que sejam observadas as normas de segurança e que se faça um planejamento de forma a identificar os recursos necessários para atender às eventuais necessidades que surjam durante a navegação.